domingo, 30 de maio de 2010

filmes de vingança

A minha primeira indicação no Sedentário não poderia ser outra. Vivo insistindo entre amigos ou desconhecidos que é de lá, da Coréia do Sul, Japão e China que estão vindo os filmes mais originais e do cinema atual. Exagero? Talvez, mas nomes como Kim Ki-duk, Hou Hsiao-Hsien, Takashi Miike e Zhang Yimou pipocam orgulhosos entre os elogios de cinéfilos mundo afora. Dentre os sucessos do cinema oriental, está a cultuada “Trilogia da Vingança”, realizada pelo sul-coreano Park Chan-wook, um dos mais talentosos realizadores em atividade. Sua trinca de filmes formada por “Mr. Vingança”, “Oldboy” e “Lady Vingança” é a prova de que se existe um lugar no mundo onde se vingar é permitido, este lugar se chama Set de Filmagens. Lá, qualquer esforço é pouco para que a vingança seja realizada com sucesso, e ver um vilão pagando pelo mal que fez não tem preço. Há quem diga que a vingança é um prato que se come frio, mas no cinema, comemos com pipoca. E quem nunca vibrou com uma boa cena de vingança, que atire a primeira pedra – Mas cuidado com o monitor!

Vingança: consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo, em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou, e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais. – Wikipédia

.

O Criador

park_chan_wook

Park é formado em Filosofia, foi crítico de cinema, e iniciou sua carreira atrás das câmeras como assistente de direção. Após pequenos projetos e seu sucesso regional com “Zona de Risco” em 2000, o diretor resolveu mostrar o que aprendeu – Colecionando elementos como Ultra-violência e Música Clássica, Chan-wook conseguiu como poucos, retratar o lado poético da Vingança

.

.

O Primeiro – Mr. Vingança (2002)

m_v

Título: Mr. Vingança
Título Original: Boksuneun Naui Geot
Direção: Park Chan-wook
Elenco: Kang-ho Song, Ha-kyun Shin, Du-na Bae, Ji-Eun Lim, Bo-bae Han, Se-dong Kim, Dae-yeon Lee.
Roteiro: Chan-wook Park, Jae-sun Lee, Mu-yeong Lee e Yong-jong Lee.
Fotografia: Byeong-il Kim
Produção: Jin-gyu Lim e Jae-sun Lee
Duração: 129 Minutos
Ano: 2002
País: Coréia do Sul
Gênero: Drama

“Mr. Vingança” deixou a intenção da trilogia explícita logo em seu primeiro exemplar. A história de Ryu, um surdo-mudo de cabelo verde, que procura o mercado negro com intenção de encontrar um rim para sua irmã que necessita de um transplante, é uma trama que beira o absurdo, e mostra até que ponto o ser humano age em nome da urgência.

Dos três filmes este é o menos relevante, mas isso não o torna, nem de longe, um filme ruim. Além de ser um soco no estômago do espectador, este foi o modo que Chan-wook encontrou de meter o pé na porta dos estúdios e dizer: “Cheguei!”.

trailer



O Segundo – Oldboy (2003)

oldboy

Título: Oldboy
Título Original: Oldboy
Direção: Park Chan-wook
Elenco: Min-sik Choi, Ji-tae Yu, Hye-jeong Kang, Dae-han Ji, Seung-Shin Lee, Dal-su Oh, Byeong-ok Kim
Roteiro: Chan-wook Park, Jo-yun Hwang e Chun-hyeong Lim
Fotografia: Jeong-hun Jeong
Produção: Seung-yong Lim
Duração: 120 Minutos
Ano: 2003
País: Coréia do Sul
Gênero: Drama/Ação

Falar do meu filme preferido não é nada fácil. “Oldboy” é um colecionador de polêmicas, e talvez seja esse seu ponto alto. Não é um filme para puritanos ou pessoas reservadas a poucas emoções. Com cenas marcantes, Park consegue fazer um Sorriso representar o Ódio e uma Martelada representar o Amor – Tudo isso associado a memorável atuação do protagonista Min-Sik Choi, que dispensou os dublês e se entregou ao personagem ao ponto de aceitar gravar uma controversa cena em que come um polvo vivo, sendo que para a gravação, foram utilizados 4 polvos até que o take ficasse perfeito – Bom apetite!

“Oldboy” é Baseado no mangá homônimo japonês, escrito por Tsuchiya Garon e Minegishi Nobuaki, onde a trama gira em torno de Oh Dae-su, um homem que fica sequestrado em uma espécie de prisão particular por 15 Anos. Sem saber o motivo de tal fato, vê seus lentos dias passarem acompanhado de uma televisão. Até que um dia ganha liberdade, e inicia uma pesquisa à procura de respostas.

O longa-metragem faturou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2004. O fato curioso é que o presidente do Júri nesse ano foi ninguém mais, ninguém menos que Quentin Tarantino.

Trailer

.

O Terceiro – Lady Vingança (2005)

l_v

Título: Lady Vingança
Título Original: Chinjeolhan Geumjassi
Direção: Park Chan-wook
Elenco: Yeong-ae Lee, Min-sik Choi, Su-hee Go, Bu-seon Kim, Shi-hoo Kim, Yea-young Kwon.
Roteiro: Chan-wook Park e Seo-Gyeong Jeong
Fotografia: Jeong-hun Jeong
Produção: Young-wuk Cho, Chun-yeong Lee e Tae-hun Lee
Duração: 112 Minutos
Ano: 2005
País: Coréia do Sul
Gênero: Drama

O longa conta a história de Lee Geum-Já, uma jovem que assume a culpa de um crime para livrar o namorado da acusação, sendo ele o verdadeiro culpado de um sequestro e assassinato. Isso lhe gera uma pena de 13 Anos de prisão, período onde Lee descobre que está sendo traída pelo namorado e elabora um plano para se vingar – E que plano!

Após ter metido o pé na porta com o primeiro e batido no peito com o segundo, Chan-wook Park fecha a trilogia em alto estilo com o cruel e elegante “Lady Vingança”. A figura feminina representada no filme, a princípio de maneira frágil, é subitamente superada pela imagem de uma mulher forte, que utiliza a maquiagem como sua principal ferramenta em busca da tão esperada e desejada vingança.

Trailer

.

Um ponto positivo da trilogia, é que podemos ver os filmes fora de ordem de lançamento, já que são três histórias distintas, apesar da mesma temática. Recomendo “Oldboy” para começar e vou logo avisando: Cuidado pra não engasgar com a pipoca!

Não são filmes fáceis, para se ver domingo com família depois do almoço, tem que estar disposto a engolir seco e dependendo do seu grau de sensibilidade ficar chocado. É um cinema verdadeiro, que apesar das fantasias convence como um tele-jornal. É o lado belo da violência, se é que ele existe, temperado pelo cruel e saboroso tempero da vingança.

Extras: Bom, para quem gosta de filmes com a temática Vingança, preparei uma lista com alguns títulos que abordam o assunto. Divirtam-se!

Irreversível (Irreversible), 2002, França – Direção: Gaspar Noé
O Conde de Monte Cristo (The Count of Monte Cristo), 2002, EUA – Direção: Kevin Reynolds
Ben-Hur (Ben-Hur), 1959, EUA – Direção: William Wyler
Revanche (Revanche), 2008, Áustria – Direção: Götz Spielmann
V de Vingança (V for Vendetta), 2006, Reino Unido/Alemanha – Direção: James McTeigue
A Vingança de Jennifer (I Spit On Your Grave), 1978, EUA – Direção: Meir Zarchi
Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds), 2009, EUA/Alemanha – Direção: Quentin Tarantino
Carrie, A Estranha (Carrie), 1976, EUA – Direção: Brian De Palma
A Classe (Klass), 2007, Estônia – Direção: Ilmar Raag
Chamas da Vingança (Man on Fire), 2004, EUA/México – Direção: Tony Scott
O Cabo do Medo (Cape Fear), 1991, EUA – Direção: Martin Scorsese
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd:The Demon Barber of Fleet Street), 2007, EUA/Reino Unido – Direção: Tim Burton
Vingança Redentora (Dead Man’s Shoes), 2004, Reino Unido – Direção: Shane Meadows
Gran Torino (Gran Torino), 2008, EUA – Direção: Clint Eastwood
Kill Bill – Volume 1 e 2, 2003/2004, EUA – Direção: Quentin Tarantino
Menina Má.com (Hard Candy), 2005, EUA – Direção: David Slade
Sentença de Morte (Death Sentence), 2007, EUA – Direção: James Wan

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário